
Na tarde desta terça-feira (5), a Câmara Municipal de Araxá realizou sua reunião ordinária, onde os vereadores Luiz Carlos Bittencourt, João Veras, Omara Paolinelli, Dirley da Escolinha, Raphael Rios e Evaldo do Ferrocarril participaram ativamente na tribuna. Durante a sessão, foram aprovados três Projetos de Lei relacionados à denominação de vias públicas. O Projeto de Lei 133/2024 altera a Lei Municipal nº 2632/1993 sobre o Conselho Municipal de Proteção ao Consumidor, enquanto o Projeto de Lei 134/2024 cria o Fundo Municipal de Proteção ao Consumidor de Araxá. Já o Projeto de Lei 132/2024 denomina uma via pública como Rua Pedacinho do Céu.
Luiz Carlos Bittencourt iniciou a tribuna solicitando à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a instalação de iluminação na passarela do Viaduto José Domingos Filho, visando a segurança de trabalhadores e estudantes. Ele também pediu informações sobre o Hospital Casa do Caminho e comentou sobre a situação da Saúde Pública e obras atrasadas na cidade.
João Veras apresentou uma Moção de Congratulação e solicitou à Fundação Cultural Calmon Barreto a promoção de projetos culturais com base na Lei Rouanet. Ele também pediu melhorias na UPA, como mais bancos e uma faixa elevada de pedestres, além de solicitar a substituição de equipamento no Setor de Fisioterapia do AME 24 horas.
Omara Paolinelli destacou o trabalho do Colégio Maximiliano e pediu a instalação de telas de proteção no viaduto José Domingos Filho. Ela também solicitou melhorias no bairro Fertiza, informações sobre o Estacionamento Rotativo e o fechamento de uma via para veículos aos domingos, além de informações sobre pagamentos a médicos.
Dirley da Escolinha ressaltou a importância do Novembro Azul e elogiou a limpeza dos cemitérios pela Secretaria de Serviços Urbanos. Ele sugeriu a criação de clínicas de recuperação para dependentes químicos e para pessoas com problemas mentais.
Raphael Rios falou sobre uma parceria com a Apac para plantio de árvores e cobrou o pagamento de insalubridade aos Agentes de Saúde. Ele abordou temas como verba para o Hospital do Câncer, implantação do SAMU e melhorias na MG-428 e em outras áreas da cidade. Ele também pediu a regularização do fornecimento de Risperidona para pessoas com TEA.
Evaldo do Ferrocarril apresentou um Projeto de Lei para pagamento de transporte coletivo via pix e solicitou informações sobre obras na rua Romeu de Castro Alves e cirurgias de Catarata. Ele também pediu informações sobre uma emenda parlamentar destinada ao Hospital do Câncer.
Ao final da reunião, o presidente da Câmara, Bosco Júnior, anunciou a solenidade de outorga de honrarias do Legislativo, que homenageará 31 personalidades com diversas medalhas e títulos, destacando o trabalho realizado por essas pessoas em Araxá.